Receba informações práticas e úteis para obter o visto para atletas e artistas.
O visto P é o visto previsto para atletas e artistas se apresentarem nos EUA. Muitos vão com visto errado para os EUA e têm problemas com a imigração. Vamos aqui te explicar como funciona, de uma forma simples e prática, para que não cometa erros.
A cada dia aumenta a solicitação de visto de brasileiros para os EUA. Também aumenta o número de solicitação de vistos que são negados. Estes, em sua maioria, por questões de documentos ou pelo fato de o solicitante do visto estar a solicitar visto incompatível com os objetivos de sua viagem.
Atenção! No caso de atletas e artistas há um visto especial – o visto P. Este o visto correto para estes profissionais e equipes possam se apresentar nos EUA.
Infelizmente, muitos atletas e artistas desconhecem esta informação e solicitam visto de turismo e negócios (B1-B2) para se apresentarem nos EUA. Isto leva ao indeferimento da solicitação. Além disto, traz cancelamento do visto de turismo e suspensão de alguns anos para entrar no país. Vejam que prejuízo ao atleta e artista um visto errado pode causar junto à imigração americana.
Ir com o visto de turismo para se apresentar nos EUA é um ato contra as leis de imigração americanas. As consequências previstas são: deportação do profissional e equipe; cancelamento do visto de turismo, bem como penalidade de não entrar no país por até 10 anos.
Portanto, é muito importante deixar claro aos atletas e artistas que pretendam apresentar espetáculos nos EUA que solicitem o visto P, para assim evitarem transtornos futuros.
Este visto subdivide-se em “P1”, “P2”, “P3” e “P4”. Cada um deles com suas peculiaridades.
O visto “P1”, de uma forma geral, é previsto para atletas e membros de equipes ou de serviços essenciais de apoio.
O visto “P2” é o visto para artistas que apresentam-se em grupo. Também inclui neste tipo de visto pessoas que prestam serviços essenciais de apoio.
Já o visto “P3” é o previsto para artistas que se apresentam de forma individual, sob um programa culturalmente único.
Por fim, o visto “P4” é o previsto para os acompanhantes e dependentes dos outros vistos.
O visto P é apenas para artistas, atletas e prestadores de serviços essenciais aos mesmos. Não é um visto simples de se solicitar, pois exige vasta documentação e informações a serem prestadas ao consulado.
Outra questão também importante é o fato de que é um visto que pode demorar até 03 meses para resposta do Consulado. Então, o atleta ou artista que pretende se apresentar nos EUA deve se planejar e adiantar a solicitação, já que a demora de resposta é maior.
Mais uma recomendação, e não menos importante! Considerando que este tipo de visto possui requisitos específicos, recomenda-se -se a assessoria de profissional especializado para orientar o solicitante quanto a documentação e, principalmente, assessoria junto a legislação de imigração dos EUA.
Não existe visto mais fácil, e sim o visto certo para cada perfil de solicitante! Este visto exige requisitos específicos e planejamento, pois é um visto que costuma ter um tempo de resposta de aproximadamente até 03 meses, além de exigir documentos e comprovações de fatos relacionados à profissão do solicitante.
Então, é hora de aproveitar a quarentena e se preparar para solicitar o visto.
Mas atenção! Antes de solicitar seu visto procure orientação especializada, pois este visto exige conhecimentos especializados.
Obtenha mais informações em nosso Canal de Transmissão no Telegram: https://t.me/advocaciainternacional
Veja, passo a passo geral, que formulários preencher, como marcar as entrevistas e quais documentos levar.
- 1) Preencher o formulário. Preencha, em inglês, o formulário de solicitação de visto DS-160 (disponível no link: https://ceac.state.gov/genniv/). …
- 2) Agendar a entrevista. …
- 3) Ir ao CASV. …
- 4) Ir ao Consulado. …
- 5) Esperar o visto.
Isso é tudo por hoje. Te vejo em breve com novas dicas!